segunda-feira, 30 de maio de 2011

Persona(lidade)

Há quem acredite que são os signos quem dita a nossa personalidade... outros acreditam em numerologia ou tarot ou algo místico desse género. Eu nunca acreditei nessas (tretas) teorias. Para mim, apenas dois factores importam para o desenvolvimento de uma personalidade: Educação e Experiência de Vida, o resto é supérfluo.

Por exemplo: sempre ouvi as queixas habituais sobre o quão calado eu sou. Quer em dates ou em puras situações sociais, sou sempre aquele que fica de lado a ouvir, interrompendo só quando é chamado, ou lhe dirigem a palavra. Creio que tenha a ver com a maneira como fui educado: aprendi a respeitar os mais velhos, a ter disciplina, a pensar primeiro e agir depois. A educação é algo que só com muita insistência se ultrapassa. O facto de ser gay influenciou também a minha personalidade (embora eu não queira apostar no preconceito): aprendi o que é ser diferente, que não devemos ligar ao que as pessoas pensam, aprendi a ser desenrascado, aprendi a viver sozinho. Sou uma pessoa calma, pensativa, romântica, prática, que gosta de ajudar os outros, honesta e antiquada.  

Imaginemos que o Rui presente não fosse gay, talvez não trataria as pessoas da mesma maneira; não estaria habituado a estar sozinho e portanto seria mais menino da mamã; seria uma pessoa mais descontraída porque não teria medo de consequências. E se tivesse pais ricos? Seria mimado; não saberia desenrascar-se porque nunca necessitara; ou talvez fosse mais culto. E se a religião fizesse parte da sua vida? E qual delas já agora? Para cada uma seria uma pessoa diferente...

A nossa personalidade é a coisa mais arbitrária deste planeta, e ao mesmo tempo, aquilo que melhor nos define. 

3 comentários:

  1. eu adoro quanto tentam explicar o meu feitio pelo signo. nunca acertam à primeira

    ResponderEliminar
  2. Eu não acredito nos signos, embora reconheça em mim, características apontadas aos nativos do meu signo.
    Concordo totalmente contigo nas duas razões que apontas para a formação da personalidade. A experiência de vida poderá ainda não ser grande para ti, mas tem-te enriquecido,mormente no facto de seres gay.
    A educação é-nos transmitida e só temos que agradecer a quem a transmite.
    Conheço-te há pouco, mas surpreendes-me com a tua maneira de ser, tão adulta, no aspecto positivo, numa pessoa tão jovem.
    Continua assim, pois será gratificante.

    ResponderEliminar
  3. Ahahah teorias da personalidade, são aulas que não me trazem boas recordações. A personalidade é algo maleável que apesar de seguir uma directriz relativamente fixa ao longa da vida, vai-se moldando aos contextos e às fazes da existência de cada um. Importa também referir que os factores biológicos, genéticos e culturais também têm um papel importante a desempenhar na construção da personalidade de cada um.

    ResponderEliminar