terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Smells

O olfacto é um sentido que muitas das vezes é ignorado ou esquecido entre os outros 4, talvez por ser difícil de emular. No meu caso, sempre reparei muito em cheiros, quer sejam eles bons ou maus, fortes ou suaves, nunca deixam de ter a característica nostálgica e definitiva de uma pessoa. Deixem-me exemplificar com uma história já de m ano atrás.

Em Março de 2011, comecei a namorar com o meu actual ex-namorado. Uma das coisas que me logo saltou à vista, ou melhor, que me saltou lhe ao nariz foi o perfume que ele usava. Um perfume muito doce, mas não feminino, era um odor sempre presente nele, e consequentemente aquele que sempre associei. Um dia perguntei-lhe. Qual é esse aroma que usas? Olha, é um do mini-preço, respondeu. (como que se eu me importasse, podia ser da feira, tão pouco me importava) Essa informação mais uma imagem visual do pequeno frasco que o continha foram as únicas coisas que ficaram, depois da relação terminada.
Por uns tempos, sempre que passava no mini-preço perto de casa, dava uma olhadela pela secção da cosmética, mas sempre sem sorte. São capazes de só ter nas grandes superfícies – pensei, e eventualmente desisti.
Esse odor, como muitos outros, por vezes sentia no meio da rua, olhava em redor como que se estivesse à procura da pessoa que me fazia lembrar, esquecendo me que os odores não são exclusivos, infelizmente…
Já em Dezembro, fui a um jantar de aniversário, éramos 8 pessoas, e mais uma vez senti o mesmo aroma. Desta vez foi diferente, foi uma sensação constante, como que se pairasse sobre mim. Como disse há pouco, o cheiro é altamente nostálgico, trouxe de volta todas as sensações que com ele experienciei, lembrei me do toque, do corpo, da casa, das vezes que Samos… dos bons momentos e dos maus… tudo catalisado por umas pequenas gotas de agua perfumada.
Ainda por uns momentos me virei para o Correia: “é ma onda se eu perguntar ao Soares se ele comprou o perfume no mini-preço?” (lol)
"perdão pela foto extremamente hetero-friendly"
Absti de lhe perguntar. Foi há poucos dias, dia 30 para ser exacto, que o mini-preço perto de casa foi remodelado e passou a ter o tal perfume. Não resisti a espalha lho nas mãos e leva-las à cara de vez em quando nessa mesma noite.


É quase uma viagem no tempo, entendem?

6 comentários:

  1. mais do que o cheiro a perfume, é o cheiro a pele. o meu namorado tem um cheiro que tem um efeito estúpido em mim. Nem sei explicar bem.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Speedy.
    Mas isso só se começa a notar, com o avanço da relação e só assim se nota, na intimidade.
    Um perfume é para toda a gente sentir, esse cheiro a que o Speedy se refere é mesmo só para nós...

    ResponderEliminar
  3. Bem pelo menos no fim encontraste o perfume. Não é mau lembrarmos o passado se não nos prendermos a ele em demasia. Quanto à foto não tens de pedir desculpa o amor é belo em todas as suas formas :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, os perfumes são um forte atractivo à relação. Gostei bastante do post, eheh
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não tiveste a curiosidade, mas deixa lá que algum dia eu pergunto :P

    Gostei da postagem e vê lá mas é se "apareces" mais vezes.

    Abraços ;)

    ResponderEliminar
  6. Realmente o olfacto é uma arma bastante poderosa ;)
    Abraço

    ResponderEliminar