terça-feira, 21 de junho de 2011

Try, then judge!

Sou apologista do “experimentar antes de falar mal”, tento não julgar uma coisa à priori, e criticar apenas depois de a ver/sentir/fazer.

No passado dia 18, realizou-se a 12º edição da Marcha do Orgulho LGBT em Lisboa. É do consenso de muita gente (gay mesmo) que se trata de uma parada egoísta que apensa serve para certas pessoas se pavonearem pela rua, e que infelizmente apenas mostra o lado negativo e dá má fama aos homossexuais. Eu era um daqueles que pensava assim.

De qualquer maneira, eu mesmo estava às 17h no Príncipe Real no meio da multidão que ali se formava. Tinha curiosidade em saber como era, nunca tinha ido a uma por medo e este ano decidi que (apesar de sozinho) haveria de ver ao vivo.

Sem querer dar muito nas vistas, enchi-me de coragem e lá me enfiei no meio das pessoas, tentando ser o mais invisível possível. A marcha, ou melhor, o passo de caracol do orgulho não era o que antecipei. Pensei automaticamente que seria um monte de travestis a dançar no meio da rua e purpurina espalhado por todo o lado. -.-
Para meu contentamento, parecia um protesto normal civilizado. Sim, passava música de gaja aos altos berros e havia uma carrinha com bichas a dançar, mas isso era de esperar… a maior parte eram pessoas normais que estavam ali para lutar pelos seus direitos… e nesse aspecto, senti-me bem em fazer parte de um grupo

Evidentemente que quando cheguei a casa vasculhei a internet quase toda (demorou algum tempo sim xD) para ter a certeza que não haveria provas da minha estadia lá, mas em conclusão… sou capaz de ir também para o ano :)

6 comentários:

  1. É por causa disso é que a marcha cresce de ano para ano.
    Eu também lá estive!

    ResponderEliminar
  2. eu sou daqueles que não vai nem pensa ir. em todo o caso, gostei da tua coragem e das tuas palavras.
    abc

    ResponderEliminar
  3. @Pinguim: Basta um pouco de coragem e as pessoas surpreendem-se :) se soubesse que lá estavas teria ido contigo

    @ sad eyes: respeito a tua opiniao, e sei que não é para toda a gente, há pessoas que simplesmente não precisam de sair à rua

    ResponderEliminar
  4. Francamente nunca fui por falta de disponibilidade além disso a marcha gay tem um motivo histórico que remonta a uma massacre num bar gay sucedido nos estados e que teve como consequência a primeira marcha gay alguma vez organizada. Quanto às "bichas" que te referes e toda a purpurina e plumas apesar de não me identificar com essas pessoas e nem me atraírem de modo algum, sou da opinião que cada um deve ter direito a ser como se sente feliz. Um abraço

    ResponderEliminar
  5. basta um pouco de coragem. talvez um dia participe

    ResponderEliminar
  6. eu também fui. também tinha esse preconceito de travestis e purpurinas, mas percebi que afinal não era assim. fui porque tinha acabado de me assumir para mim mesmo. fui, apesar de escondido entre os traseuntes.

    ResponderEliminar